Quem Somos (Versão Antiga)

Instituto Aprender a Ser – 15 anos de História

“… a escola da infância não é um tempo para “vir a ser”, que prepara para depois, mas um tempo “em si”, que qualifica para o hoje”.

Somos um espaço de reflexão e estudo contínuo sobre a infância, com uma responsabilidade social efetiva frente à necessidade de contextualizar a educação, os direitos da criança e a ação junto à escola, à família e à comunidade.

O Instituto Aprender a Ser tem como diretores a Prof.ª Emilia Cipriano e o Prof. Claudio Castro Sanches.

Nossos Diretores

Claudio Lucio Castro Sanches

Claudio Lucio Castro Sanches

Doutor em Educação (PUC/SP), Mestre em Educação (PUC/SP), Pedagogo, Professor


FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

  • Doutorando em Educação (Gestão)
  • Mestre em Educação – Dissertação: Um Caminho para Pensar a Ação Pedagógica – PUC/SP
  • MBA  em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais pelo INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento
  • Pedagogo – Habilitação – Administração Escolar – Supervisão Escolar
  • Pós Graduado em Educação Física
  • Professor Magistério (antigo Ensino Normal).

ÁREA DE ATUAÇÃO:

  • Consultoria e Assessoria Educacional
  • Direção Administrativa e Educacional
  • Coordenação Pedagógica
  • Professor (áreas referentes à Formação de Professores)
  • Palestrante para Congressos, Seminários e Cursos de Formação Continuada
  • Planejamento, desenvolvimento e coordenação de Congressos, Seminários, Encontros de Educadores, Semanas Pedagógicas e Programas de Formação Continuada.
  • Formação de profissionais envolvidos em Programas de Formação Continuada (Gestores, Educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental)
  • Colunista da Revista Direcional Educador – Publicação mensal de 2010

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

  • Coordenador da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser
  • Consultor e Assessor Educacional de Redes Públicas e Privadas
  • Pesquisador da área de Gestão Educacional e Educação da Infância
  • Formador de Educadores na Rede Pública e Privada.
Drª Emilia Cipriano Sanches

Drª Emilia Cipriano Sanches

Doutora em Educação (PUC/SP), Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP), Pedagoga, Assistente Social


FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

  • Doutora em Educação PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  • Mestre em Psicologia da Educação PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  • MBA em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento
  • Pedagoga
  • Assistente Social
  • Professora Magistério especialista em Educação

ÁREA DE ATUAÇÃO:

  • Consultoria e Assessoria Educacional
  • Professora Universitária
  • Palestrante: Congressos, Seminários, Encontro de Educadores e Cursos de Formação Continuada
  • Planejamento, desenvolvimento e coordenação de Congressos, Seminários, Encontros de Educadores, Semanas Pedagógicas e Programas de Formação Continuada
  • Formação de profissionais envolvidos em Programas de Formação Continuada (Gestores, Educadores de Educação Infantil e Séries Iniciais)

ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

  • Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser
  • Consultora e Assessora Educacional de Redes Públicas e Privadas
  • Pesquisadora da área de Educação da Infância
  • Formadora de Educadores na Rede Pública e Privada
  • Professora Universitária de Cursos de Graduação e Pós-graduação

Visão

O processo ensino/aprendizagem é construído nos fazeres docente e discente, fazeres que constroem saberes, saberes que se apropriam dos conhecimentos socialmente construídos, tendo como centro as relações, relações, que, em movimento dialógico, possibilitam a construção do ser protagonista da própria ação, aprendendo a ser, na relação com o mundo, para SER.

Missão

Construir uma educação de qualidade, dialogando com as ações (saberes, práticas, fundamentos), refletidas à luz dos estudos sobre a infância, articulados aos direitos da criança, para ressigni􀃗car a ação, no contexto da prática pedagógica, fundamentados nos direitos, na ética e na gestão educacional.

Atuação

Nossa base de atuação são as relações, a interação com os diferentes profissionais numa concepção prático-reflexiva: conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação (Schön). Contribuindo para que o educador olhe para o seu fazer e saiba a concepção que o fundamenta e a sua intencionalidade, para que possa estar em constante movimento de construção e reconstrução da sua ação. Valorizamos os saberes, os caminhos já percorridos pelos profissionais, mas, provocamos a investigação das práticas para transformá-las. É um trabalho diferenciado, porque não apresenta soluções prontas, é construído em processo com todos os envolvidos.

O Instituto Aprender a Ser…

…atua desde 2002, junto à formação de gestores e educadores da Infância (Zero a 12 anos), nos segmentos públicos, privados e no terceiro setor. Realizarmos em parceria com as prefeituras, escolas particulares e terceiro setor:

  • Avaliação Situacional de Redes Municipais de Ensino e Instituições Particulares;
  • Cursos e Formação Continuada para Supervisores, Diretores, Coordenadores e Professores;
  • Orientação e elaboração para a construção de Diretrizes Pedagógicas;
  • Orientação e elaboração para a construção de Indicadores de Qualidade;
  • Planejamento de Ações;
  • Palestras (com a Prof.ª Emilia Cipriano e ou Prof. Claudio Castro Sanches);
  • Encontros Pedagógicos (com a Prof.ª Emilia Cipriano e ou Prof. Claudio Castro Sanches);
  • Seminários (com a Prof.ª Emilia Cipriano, Prof. Claudio Castro Sanches e outros palestrantes);
  • Congressos (com a Prof.ª Emilia Cipriano, Prof. Claudio Castro Sanches e outros palestrantes).

Quando educadores se encontram nos princípios, na missão e na visão de homem, mundo, conhecimento, educação…, são metades e o todo de um pensamento, intencionalidade e vida.

Vamos marcar um encontro para continuarmos dialogando sobre este pensar, refletindo sobre os caminhos para uma Escola de Qualidade?

Abraços

Prof.ª Emilia Cipriano e Prof. Claudio Castro Sanches