Quem Somos (Versão Antiga)
Instituto Aprender a Ser – 15 anos de História
“… a escola da infância não é um tempo para “vir a ser”, que prepara para depois, mas um tempo “em si”, que qualifica para o hoje”.
Somos um espaço de reflexão e estudo contínuo sobre a infância, com uma responsabilidade social efetiva frente à necessidade de contextualizar a educação, os direitos da criança e a ação junto à escola, à família e à comunidade.
O Instituto Aprender a Ser tem como diretores a Prof.ª Emilia Cipriano e o Prof. Claudio Castro Sanches.
Nossos Diretores

Claudio Lucio Castro Sanches
Doutor em Educação (PUC/SP), Mestre em Educação (PUC/SP), Pedagogo, Professor
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
- Doutorando em Educação (Gestão)
- Mestre em Educação – Dissertação: Um Caminho para Pensar a Ação Pedagógica – PUC/SP
- MBA em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais pelo INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento
- Pedagogo – Habilitação – Administração Escolar – Supervisão Escolar
- Pós Graduado em Educação Física
- Professor Magistério (antigo Ensino Normal).
ÁREA DE ATUAÇÃO:
- Consultoria e Assessoria Educacional
- Direção Administrativa e Educacional
- Coordenação Pedagógica
- Professor (áreas referentes à Formação de Professores)
- Palestrante para Congressos, Seminários e Cursos de Formação Continuada
- Planejamento, desenvolvimento e coordenação de Congressos, Seminários, Encontros de Educadores, Semanas Pedagógicas e Programas de Formação Continuada.
- Formação de profissionais envolvidos em Programas de Formação Continuada (Gestores, Educadores de Educação Infantil e Ensino Fundamental)
- Colunista da Revista Direcional Educador – Publicação mensal de 2010
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
- Coordenador da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser
- Consultor e Assessor Educacional de Redes Públicas e Privadas
- Pesquisador da área de Gestão Educacional e Educação da Infância
- Formador de Educadores na Rede Pública e Privada.

Drª Emilia Cipriano Sanches
Doutora em Educação (PUC/SP), Mestre em Psicologia da Educação (PUC/SP), Pedagoga, Assistente Social
FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
- Doutora em Educação PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
- Mestre em Psicologia da Educação PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
- MBA em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento
- Pedagoga
- Assistente Social
- Professora Magistério especialista em Educação
ÁREA DE ATUAÇÃO:
- Consultoria e Assessoria Educacional
- Professora Universitária
- Palestrante: Congressos, Seminários, Encontro de Educadores e Cursos de Formação Continuada
- Planejamento, desenvolvimento e coordenação de Congressos, Seminários, Encontros de Educadores, Semanas Pedagógicas e Programas de Formação Continuada
- Formação de profissionais envolvidos em Programas de Formação Continuada (Gestores, Educadores de Educação Infantil e Séries Iniciais)
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
- Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser
- Consultora e Assessora Educacional de Redes Públicas e Privadas
- Pesquisadora da área de Educação da Infância
- Formadora de Educadores na Rede Pública e Privada
- Professora Universitária de Cursos de Graduação e Pós-graduação
Visão
O processo ensino/aprendizagem é construído nos fazeres docente e discente, fazeres que constroem saberes, saberes que se apropriam dos conhecimentos socialmente construídos, tendo como centro as relações, relações, que, em movimento dialógico, possibilitam a construção do ser protagonista da própria ação, aprendendo a ser, na relação com o mundo, para SER.
Missão
Construir uma educação de qualidade, dialogando com as ações (saberes, práticas, fundamentos), refletidas à luz dos estudos sobre a infância, articulados aos direitos da criança, para ressignicar a ação, no contexto da prática pedagógica, fundamentados nos direitos, na ética e na gestão educacional.
Atuação
Nossa base de atuação são as relações, a interação com os diferentes profissionais numa concepção prático-reflexiva: conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação (Schön). Contribuindo para que o educador olhe para o seu fazer e saiba a concepção que o fundamenta e a sua intencionalidade, para que possa estar em constante movimento de construção e reconstrução da sua ação. Valorizamos os saberes, os caminhos já percorridos pelos profissionais, mas, provocamos a investigação das práticas para transformá-las. É um trabalho diferenciado, porque não apresenta soluções prontas, é construído em processo com todos os envolvidos.
O Instituto Aprender a Ser…
…atua desde 2002, junto à formação de gestores e educadores da Infância (Zero a 12 anos), nos segmentos públicos, privados e no terceiro setor. Realizarmos em parceria com as prefeituras, escolas particulares e terceiro setor:
- Avaliação Situacional de Redes Municipais de Ensino e Instituições Particulares;
- Cursos e Formação Continuada para Supervisores, Diretores, Coordenadores e Professores;
- Orientação e elaboração para a construção de Diretrizes Pedagógicas;
- Orientação e elaboração para a construção de Indicadores de Qualidade;
- Planejamento de Ações;
- Palestras (com a Prof.ª Emilia Cipriano e ou Prof. Claudio Castro Sanches);
- Encontros Pedagógicos (com a Prof.ª Emilia Cipriano e ou Prof. Claudio Castro Sanches);
- Seminários (com a Prof.ª Emilia Cipriano, Prof. Claudio Castro Sanches e outros palestrantes);
- Congressos (com a Prof.ª Emilia Cipriano, Prof. Claudio Castro Sanches e outros palestrantes).